Tecnologia no campo: um olhar sobre o reflorestamento

Cada vez mais a humanidade volta seu olhar para o uso da tecnologia a fim de proteger o meio ambiente, o ar que respiramos e a água que bebemos.

Foi por isso que a Ecooar desenvolveu uma plataforma inovadora, utilizando a Tecnologia da Informação e algoritmos para calcular a quantidade de emissões de Gases de Efeito Estufa efetuadas no dia a dia por pessoas e empresas, que podem minimizar seus impactos com o plantio de árvores de qualquer lugar do planeta, com eficiência e transparência, através de áreas previamente mapeadas via satélite.

Tecnologia verde e amarela

Os desmatamentos causados pelo homem reduziram as florestas no mundo todo, gerando inúmeros problemas, diminuindo nascentes e ocasionando o empobrecimento dos solos. Por exemplo, no Brasil, segundo estudos do Ministério do Meio Ambiente e de pesquisadores, a Mata Atlântica possui hoje apenas 7% da sua cobertura original, devido ao avanço das cidades e lavouras sobre áreas de florestas, estas que são imprescindíveis para a manutenção do equilíbrio ecológico e da biodiversidade.

Esse declínio representa uma perda inestimável em termos de biodiversidade e serviços ecossistêmicos, que são os benefícios fundamentais para a sociedade gerados pelos ecossistemas. A preservação e recuperação desse e outros biomas são essenciais para proteger nossa herança natural e garantir um futuro sustentável.

Estoque de carbono em árvores

O CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global, pois suas emissões representam cerca de 55% do total mundial de emissões de GEEs com efeitos de longa duração, permanecendo na atmosfera por cerca de 200 anos.

Sabe-se que a capacidade de absorção e fixação de carbono pelas árvores é função da espécie, da taxa de crescimento, da longevidade, do local, do clima e do período de rotação, entre outros. Em geral, fixam mais carbono as florestas secundárias e as plantações jovens.

A madeira de uma árvore, genericamente, possui uma porcentagem de água que varia de 25% a 40% e da biomassa seca restante, o teor de carbono é em média de 50%. Uma das tecnologias que comprovam o impacto da concentração de CO2 na atmosfera é o programa AmazonFace, realizado na floresta Amazônica, com estudos desenvolvidos a partir de softwares que fazem projeções sobre essas alterações.

Árvores e benefícios

Uma árvore realiza fotossíntese, retirando gás carbônico da atmosfera e convertendo-o em açúcar através de uma reação, liberando oxigênio para a atmosfera e diminuindo o efeito estufa, sendo uma das melhores formas de capturar os GEEs, trazendo inúmeros benefícios.

As árvores também contribuem realizando a evapotranspiração devolvendo a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor, um fenômeno conhecido como ‘rios voadores’.

O plantio de árvores nativas, principalmente as frutíferas como a Jabuticabeira e a Goiabeira auxiliam no enriquecimento do solo, protegendo a biodiversidade, atraindo muitas espécies de pássaros, que por sua vez chamam a atenção de pessoas que praticam o Birdwatching.

Usando tecnologia para criar florestas

A tecnologia utilizada pela Ecooar está trazendo de volta à vida áreas antes desmatadas, que poderiam levar décadas para se restaurarem sozinhas.

Através de mapeamento com o auxílio de drones e fotos de satélite, identificamos as necessidades do local, para iniciar o reflorestamento e acelerar a restauração do bioma, para que a natureza dê o melhor retorno em ar, água, flores, frutos e um futuro melhor para as novas gerações.

As áreas são escolhidas cuidadosamente, e os projetos adaptados a cada região da melhor maneira,  utilizando alta tecnologia, como a irrigação, o uso de tratores guiados através de GPS, comprovando todas as etapas do plantio, com transparência, formando florestas, protegendo mananciais, atraindo a fauna, gerando novas sementes e apoiando produtores rurais e suas famílias.

Entre o plantio e o crescimento inicial de uma árvore leva-se aproximadamente 3 anos. Dentro desse prazo a Ecooar, com base em relatórios feitos no campo, cuida da capina do mato e realiza a adubação com nutrientes para que a muda transforme-se em árvore, contribuindo com a proteção e recuperação das nascentes onde ela está plantada.

Inteligência artificial é aliada

A inteligência artificial tem um papel crucial no reflorestamento de áreas degradadas. Por meio do uso de algoritmos avançados, a IA analisa dados geoespaciais, identifica áreas adequadas para o plantio de árvores e otimiza estratégias de reflorestamento. Com sua capacidade de processar grandes volumes de dados, ela se torna uma ferramenta valiosa para auxiliar na restaurações de ecossistemas, promovendo a sustentabilidade local.

Além disso, a IA ajuda a monitorar e medir o impacto ambiental, identificando padrões e tendências, auxiliando na tomada de decisões em busca da restauração de áreas.

Selo

venha fazer parte de um movimento global que ajuda a transformar áreas degradadas em florestas.

Pessoas e empresas participam criando locais que reúnem experiências únicas e fazem toda a diferença no mundo em que vivemos, compensando parte de suas emissões de gases de efeito estufa, sejam elas eventos, produtos, websites e outras, compartilhando essa ação com fornecedores e colaboradores, recebendo

Todas essas informações estão disponíveis através de QR Code, fortalecendo ainda mais o marketing verde com os consumidores, de maneira fácil, rápida e prática.

A tecnologia aliada ao reflorestamento pode mudar a forma que pensamos, transformando e melhorando o ambiente em que vivemos.

Share
× Fale com o Especialista